Para a pasta de tempero
Para o borrego
1 . Numa tigela, misturar bem todos os ingredientes da pasta: massa de pimentão, colorau, alho ralado, extrato de tomate, mostarda, banha de porco, mel, sal e pimenta-preta. Mexer até formar uma pasta homogênea.
2. Colocar o vão de borrego numa travessa grande e esfregar generosamente com a pasta, garantindo que toda a superfície fique bem coberta. Deixar descansar pelo menos 15 minutos, para absorver bem os sabores.
3. Num tabuleiro grande, distribuir as chalotas, ramos de alecrim, tomilho, alho francês e cravos-da-índia. Esses ingredientes vão perfumar o assado e criar um caldo saboroso.
4. Colocar o vão de borrego sobre os aromáticos e regar com vinho branco e azeite. Temperar com mais um pouco de pimenta-preta e cubrir o tabuleiro com papel-alumínio ou papel vegetal.
5. Levar ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos, permitindo que a carne cozinhe lentamente, absorvendo todos os sabores.
6. Retirar o tabuleiro do forno, remover o papel-alumínio e acrescentar as batatas pré-cozidas. Regar as batatas e o borrego com o molho formado no tabuleiro, garantindo que fiquem bem saborosos.
7. Levar de volta ao forno por mais 15 minutos, ou até que a carne e as batatas fiquem bem douradas e levemente crocantes por fora.
Retirar o borrego do forno, deixar descansar por alguns minutos e cortar em fatias. Servir com as batatas assadas e finalizar com mais ervas frescas para realçar os aromas.
Bom apetite!